Rua Francisco Marto, 59 2495-448 Fátima
(+351) 249 530 170
reservas@hotelsantoamaro.com
Reservar já
Casa das Candeias Fátima
Casa das Candeias Fátima

Parte integrante da Fundação Francisco e Jacinta Marto, a Casa das Candeias é um núcleo museológico situado na cidade de Fátima, que tem como objectivo homenagear a vida deste dois beatos.

Neste museu, o foco principal e os objectos que detêm um maior valor são precisamente as candeias. Estas simbolizam precisamente estas duas crianças.

O nome Casa das Candeias é no mínimo original e foram relatos como os que vamos citar de seguida, que tornaram esta nomenclatura na mais indicada para este projecto de grande dinâmica espiritual.

O sol era visto pelos Pastorinhos de Fátima como sendo a “candeia de nosso senhor” e a lua era caracterizada pelos mesmos como a “candeia de Nossa Senhora”. 

Na altura da beatificação dos Pastorinhos de Fátima, o Papa João Paulo II caracterizou Francisco e Jacinta da seguinte forma; “Estas duas candeias que Nosso Senhor acendeu para iluminar a humanidade nas nossas horas sombrias e inquietas”

Todo este espaço é dedicado à vida destas duas determinantes figuras da história de Fátima, apresentando dois principais e distintos núcleos:

  • Núcleo “A Casa” onde podemos observar aspectos da vida destas duas crianças, nomeadamente objectos que foram de sua pertença
  • Núcleo ” A Caminho” que demonstra todo o seu percurso de santidade e que culminou na sua canonização.

Aqui existem também diversos objectos pertencentes ao Papa João Paulo II, cedidos por este para reforçar a causa da canonização dos Pastorinhos, entre estes encontramos objectos e vestes religiosas.

Um aspecto curioso é uma parte do museu ter terra colocada debaixo de um pavimento de vidro, denominada de “a terra de Fátima” que simboliza a terra onde os pastorinhos caminharam.

Como já foi referido, as candeias são os dois objectos mais importantes deste espaço museológico, sendo que a candeia da esquerda contém um fragmento de osso de Francisco Marto e a Candeia da direita um pedaço de cabelo de Jacinta Marto.

A interactividade impera na Casa das Candeias, revelando ao visitante novas realidades expostas, assim como levando o mesmo a comunicar melhor com toda aquela envolvente.

Este é um espaço que, para quem visita a cada vez mais interessante cidade de Fátima, vai ajudar a perceber melhor a história desta localidade, demonstrando como foi a vida de duas das mais importante personalidades da fé cristã.

Este é um vídeo que resume de forma bastante clara e interessante este espaço. Tendo sido também utilizada alguma informação contida no mesmo como base para a escrita deste artigo.

Leave a Reply

Seu e-mail (obrigatório)