Rua Francisco Marto, 59 2495-448 Fátima
(+351) 249 530 170
reservas@hotelsantoamaro.com
Reservar já
Basílica da Santíssima Trindade
Basílica da Santíssima Trindade

Basílica da Santíssima Trindade

É em 2004 que a primeira pedra, do que viria a ser um dos maiores templos de devoção cristã do mundo, foi oferecida pelo Papa João Paulo II, um dos mais amados na história da Igreja Católica. Esta pedra tem um significado verdadeiramente espiritual, pois é um fragmento do túmulo do Apóstolo São Pedro, tendo sido colocada defronte ao altar, para veneração de todos os visitantes.

Localizada na Cova da Iria, em Fátima, a Basílica da Santíssima Trindade foi aberta aos fieis a 12 de Outubro de 2007, no seguimento do 90ª celebração das aparições, sendo uma obra de uma imponência e detalhe arquitetónico inigualáveis.

A suas enormes proporções, uma área de 40.000 m², são sustentadas por um impressionante design estrutural que lhe confere a sustentação do telhado, sem que exista a necessidade de utilizar pilares centrais.

Com uns surpreendentes 8.633 lugares sentados é quarta maior catedral do cristianismo, a nível mundial, atraindo milhares de peregrinos todos os anos.

Um dos grandes orgulhos deste espaço de devoção cristã, foi o título de Basílica Menor, concedido pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, a 19 de Junho de 2012.

“A concessão do título de basílica a uma igreja põe em evidência sobretudo o vínculo de especial comunhão com o Papa. Ora, esta é uma dimensão importante da mensagem de Fátima. Os Pastorinhos manifestaram, depois das aparições, uma especial comunhão com o Papa, que se concretizava sobretudo na oração. Além disso, o Papa ocupa um lugar de grande importância na terceira parte do segredo de Fátima, dado a conhecer em 2000. Por isso, rezar pelo Santo Padre e pelas suas intenções tornou-se parte integrante da própria mensagem e prática diária no Santuário.”(Santuário de Fátima)

Construída a pensar nas energias renováveis e na consequente sustentabilidade ambiental, a parte superior da basílica está preparada para receber painéis fotovoltaicos e as luzes desta imponente construção são controladas por um sistema informático, que faz uma otimização dos níveis de luz conjugando com a intensidade da luminosidade exterior.

Este é sem dúvidas um momentoso passo, rumo ao futuro do Santuário e de todos os fiéis que todos os anos se deslocam a este magnífico complexo de devoção a Nossa Senhora de Fátima, para absorver todo a mensagem divina que Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia dos Santos testemunharam a 13 de Maio de 1917.

Visitem, que certamente irão querer voltar.

Leave a Reply

Seu e-mail (obrigatório)